29 de junho de 2011

Planeta de uma mãe só

Planeta solitário este da maternidade. Sim, quem habita este planeta sabe o quão só se vive. Possivelmente é uma defesa natural que faz com que a mãe volte toda sua atenção para o filho, reforçando assim o vínculo entre eles. Quer momento mais solitário do que a amamentação? E por mais que tudo à sua volta esteja como sempre esteve - a rotina, os afazeres domésticos, a marido saindo de manhã e voltando à noite, o cachorro latindo, o interfone, o trânsito - lá dentro, no seu íntimo, na sua casa, a mãe está sozinha. Sua missão é cumprida de forma isolada. Seu papel é único. As decisões mais importantes são suas. O filho, antes de conhecer o mundo, morou na sua casa por 9 meses, mas a deixou vazia ao sair. Pior: saiu e deixou a casa toda bagunçada. A mãe não encontra mais suas coisas. Onde está seu filme favorito? Seu livro de cabeceira? Seu sorvete de domingo? A roda de amigos? O caminhar despreocupado? O olhar despretensioso? Onde estão mesmo seus sonhos? Aqueles só seus, quase egoístas? Em que parte da casa foi parar seu corpo e a mobilidade livre de antes? A mãe não encontra mais o que antes estava tão fácil, ao seu alcance. O lugar de cada uma dessas coisas foi ocupado por algo muito maior, ainda que aparentemente menor. E a casa, ainda que vazia,  ficou pequena para essas outras coisas. Agora a mãe precisa de tempo para reorganizar tudo. E precisa de um importante e urgente reencontro: consigo mesma.

5 comentários:

Si, mãe da Bela e do Lipe disse...

Caraca é assim mesmo que me sinto kkkkk ... amiga se der faz um post sobre como se achar e meio a tudo isso .... pq por aqui estou perdidinha ....

beijoss

Vera Ferreira disse...

Ser mãe sempre é uma tarefa difícil mais prazerosa as vezes,não peca isso.Beijos

Vera Ferreira disse...

Ser mãe sempre é uma tarefa difícil mais prazerosa as vezes,não perca isso.Beijos

Renata Senlle disse...

Ai Junia, é tão solitário quanto é gratificante, né!? Acho que demora um tempo mesmo pra gente se reencontrar! Precisamos de uma reorganização interna que demora um pouco a acontecer, então, acho que temos que aproveitar o processo!!
bjks!
Rê Senlle
http://umavidamaisordinaria.blogspot.com

Lucila disse...

Oi, tudo bem?

Acho que toda mãe se sente assim... um pouco perdida de si mesma! Porém tenho certeza que nenhuma de nós voltaríamos atras para fazer diferente né?!

Adorei conhecer seu blog! Sua filhinha tem quase a mesma idade da minha. Beijos!!