14 de junho de 2011

Cozinhar é tudo de bom! (quem diria hein?)

Aaaah, eu não sabia que cozinhar é tão gostoso...Desde que a Laura começou a comer papinhas, a mamãe aqui começou a se enveredar pelo mundo do fogão, e descobriu um universo de cores, aromas, combinações e sabores. Acho extremamente prazeroso cozinhar para a Laura e ver a carinha dela comendo aquilo que preparei com tanto carinho e preocupação. Cozinho sempre com a intenção não só de nutri-la, mas de fazê-la experimentar algo novo, ampliando assim suas tão pequenas experiências gastronômicas, aguçando desde já seu paladar.
Tenho a dizer que ela puxou a mãe e o pai: é boa de garfo. E faz questão de sabor, porque se a laranja estiver meio sem gosto, quem disse que ela aceita o suco? Faz cara feia e derruba a mamadeira. Lembro direitinho uma das primeiras vezes em que ela comeu banana, ela mexia a cabecinha de um lado para o outro e murmurava: huuuummmmmmmmmm. Minha mãe estava junto e não aguentou a felicidade dela com a nova fruta, doce e macia.
Na atual fase, com 10 meses, ela já está deixando o mundo das papinhas e entrando nas comidinhas. O que facilita muito, pois agora eu a inclui no cardápio da casa, fazendo as adequações necessárias: pouco ou quase nada de sal, usando como tempero ervas, azeite, cebola e alho. E aí é a mesma comida pra todos. Hoje, por exemplo, foi sobrecoxa de frango refogada no azeite, cebola e alho, com tomates e abobrinha. Pra acompanhar, um pouco de arroz. Ela adorou.
Além do gosto por cozinhar, mnha preocupação com uma alimentação saudável tem crescido por conta da Laura. O bom é que eu passei a comer melhor, e até emagreci. Comecei a consumir mais produtos orgânicos, e meu interesse por eles só aumenta. Tenho ido a feiras e lojas do setor, sempre atrás de produtos de qualidade, confiáveis e é claro, fresquinhos. E vocês não sabem da última: eu e o Cas plantamos uma horta no sítio, e já trouxemos os primeiros pés de alface e couve, que deram um baita orgulho à nossa mesa.
Enfim, como vocês podem perceber, a alimentação virou a ordem do dia aqui em casa. E assim vamos os 3, seguindo nossa dieta mediterrânea, cúmplices de que a boa comida é simples, muito simples.