13 de janeiro de 2013

Férias - fazia tempo


Fazia tempo, e muito, que eu não tirava 30 dias de férias. Nem me lembrava como é boa a sensação de não ter hora pra acordar, nem pra comer, nem pra dormir. Tá certo que com criança pequena as férias não são as mesmas de antes. Devem ter alguns horários e obrigações, mas, com jeitinho, a Laura até que está se adaptando bem no ritmo das minhas férias. E eu, estou me surpreendendo com a facilidade com que me desliguei dos horários e necessidades dela. Quando minha irmã ficava horas na praia com meu sobrinho pequeno, alimentado somente de milho e picolés, eu – que ainda não tinha filha – achava aquilo meio errado. Pois não é que estou fazendo a mesma coisa com a Laura? E ela está ótima. Santa sabedoria a da maternidade. Quer almoçar? Ok. Não quer? Beleza, toma um sorvete. Estamos acordando perto das 10h00, almoçando perto das 16h00, e de vez em quando jantamos, rs. Quando a pequena sente fome, pede bolacha, e aí é o sinal de que a menina tem que se alimentar. Se não pedir bolacha, fica na água de coco, e algumas besteiras. A única refeição religiosamente cumprida é o café da manhã, que ela tem se alimentado muito bem. Depois, deixo o dia correr. E quer coisa melhor? Estou em férias! Plenamente em férias. Que sensação maravilhosa essa de afrouxar as regras. De vez em quando bate uma neurose, eu penso que deveria estar fazendo tudo em horários seguidos à risca, mas aí olho pra Laura, vejo a cara de felicidade dela, e relaxo. Como é bom estar em férias!

Além disso, longe de tantas obrigações do trabalho e da casa, estou mais conectada comigo, o que também fazia tempo que não acontecia, e é uma das melhores partes. Acho até que estou fazendo as pazes comigo. Sabem como é, andamos meio brigadas nos últimos tempos... Estou aproveitando o tempo livre para deixar minha cabeça fluir, ficar livre também, refletir e pensar quando quiser, e viajar como bem entender. Imaginem só, estou conseguindo pensar até na redefinição dos cronograma de faxina da casa, o que eu nunca consigo pensar durante a semana de trabalho. Imagina chegar em casa, cansada, com fome, tendo que dar atenção à cria, e pensar nas tarefas domésticas? Jamais. Mas as férias servem pra isso, pra você organizar aquilo que só é possível fazer com fluidez de pensamento; sejam coisas banais ou projetos de vida, o que também estou fazendo. Quem sabe aquele sonho antigo de mudar de cidade não entra nos planos de 2013? Ou talvez eu mude minha vida mais radicalmente. Mas isso já é assunto pra outro post. Ou pro meu travesseiro.

 

 

Nenhum comentário: