15 de maio de 2011

Maternidade sem radicalismo

Atualmente todo e qualquer assunto em torno da maternidade gera polêmica. Parece até que o maravilhoso mundo das mães acabou de ser descoberto. Como faziam nossas avós e mães, que exerceram seus papeis de sem tanta falação e discussão e criaram muito bem seus filhos?

Claro que é ótimo ter espaço para discutir questões que antes eram tabus, mas devemos tomar cuidado com exageros.

Quero falar do mamaço, movimento pró-amamentação que aconteceu no Itaú Cultural. Veja bem, eu sou totalmente favorável à amamentação, por todos os benefícios nutricionais e afetivos que traz aos filhos, além das defesas ao organismo. Não é este ponto que vou discutir aqui. Acho que toda criança tem direito ao aleitamento materno, e isso é o melhor que uma mãe pode fazer pelos seus filhos, desde que possível.

A questão é: amamentar em público. O mamaço aconteceu pq. uma mãe foi impedida de amamentar seu filho no saguão do Itaú Cultural, tendo sido informada de que teria que se dirigir ao ambulatório, ou berçario, agora não me recordo ao certo. Aí a mãe começou a protestar na Internet, se uniu a outra mãe que teve que tirar sua foto amamentando o filho do perfil do Facebook, e aconteceu o mamaço, com total apoio do próprio Itaú Cultural (breve resumo).

Olha, este assunto é bem delicado. E mais uma vez, eu não sou contra à amamentação em público, pq. em certas ocasiões ela se torna necessária. Eu amamentei pouquíssimas vezes em público, e sempre com uma manta sobre minha filha, pq. eu acho que este é um momento ÚNICO entre mãe e filho, e também pq. meu seio não virou coisa pública depois que me tornei mãe. Da mesma forma, nunca amamentei na sala da minha casa, com visitas. Sempre procurei dar toda importância ao ato de amamentar, me colocando em um lugar tranquilo, numa posição confortável, acomodando minha filha da melhor forma possível, e afastando ruídos e incomôdos para ela, sempre que possível.

Amamentar em público é possível sim, mas com reservas, com discrição. Não é necessário mostrar o peitão cheio de leite como se fosse um troféu em plena Av. Paulista. É isso que não me agrada, o exagero, o radicalismo. Afinal, não é pq. viramos mães que o resto do planeta tem que se submeter às nossas escolhas, certo? É mais ou menos como as crianças fazendo bagunça em restaurante. Opa, pera lá, não sou a única naquele lugar; devo respeitar os outros que não são obrigados a comer com barulho de criança. Vão dizer que estou comparando mal, pq. um recém-nascido mamando não incomoda. Mas um peito de fora incomoda sim, oras bolas. E a vida em sociedade impõe normas de convivência, ou seja, meu direito vai até onde começa o seu. Tá certo que diante de tanta bunda de fora, um peito materno cumprindo sua função natural não deveria incomodar tanto, mas o fato é que incomoda. E não é da noite para o dia que vai deixar de incomodar. Então, vamos com calma, sem tanto exagero e radicalismo. E sem esquecer que maternidade é equilíbrio e tolerância, não é mesmo?

5 comentários:

Si, mãe da Bela e do Lipe disse...

Bom dia !!!! incrivel que pensei o mesmo quando vi pela tv o movimento .... sabe teve um dia que estavamos em um churrasco na casa da minha sogra e a mãe de uma linda garotinha tirou o peito para fora e dexou la a disposição, como a menina já era grandinha ela saia brincava e voltava e o peito estava la a mostra a total disposição .... esquisito né !!!!

beijosss

Júnia disse...

Pois é, discrição sempre. bjo

Camila disse...

Mto bom! Concordo super, vc sabe!
Bjos,
Camila
http://www.mamaetaocupada.com.br

Junia disse...

Oi Camila,

obrigada pela visita. Sei que concorda sim. bjo

Renata Senlle disse...

Junia!! Obrigada pela visita no meu blog!! Gostei bastante do seu tb!! :)
bjks